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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A história da Cataratas do Iguaçu

A história da Cataratas do Iguaçu S.A. começou em 18 de janeiro de 1999. A empresa foi constituída com a missão de implantar e operar atrações que, somadas à riqueza natural do parque, venham a constituir um complexo capaz de recuperar e ampliar a atratividade turística, proporcionando visitação de melhor qualidade.
Para entender toda a trajetória da empresa é preciso voltar à década de 90. Na época, aceleravam-se os processos de modernização dos destinos turísticos mundo afora. Mas, no Brasil, o aproveitamento das atrações naturais estava parado no tempo. O país pouco fazia para melhorar seus atrativos. O Parque Nacional do Iguaçu era vítima desse problema.
O Brasil resolve, então, lançar um desafio: revitalizar suas belezas naturais por meio de concessões, começando pelo Parque Nacional do Iguaçu. A licitação pública é vencida pela Cataratas do Iguaçu S.A.
Ela assume a administração turística da unidade por um período de 15 anos, sendo de 1999 a 2014. A autorização deu direito à empresa de realizar o aproveitamento econômico do serviço de transporte de visitantes e de quatro áreas dentro do parque; são elas: Centro de Visitantes, Espaço Porto Canoas, Espaço Naipi e Espaço Tarobá.
Vale ressaltar que alguns espaços não existiam, foram construídos e implantados pela empresa, como o Centro de Visitantes e o sistema de transporte. Outros tiveram de passar por amplas reformas e adaptações, entre eles o Porto Canoas, Espaço Naipi e Espaço Tarobá.
Durante os últimos anos, a concessionária tem feito sucessivos investimentos na melhoria da qualidade do parque, totalizando mais de R$ 42 milhões. Devido ao grande investimento e à defasagem do contrato, a concessão foi revista e ampliada, tendo vigência até o ano de 2020.
Modelo no Brasil
Dez anos após o início das operações no Parque Nacional do Iguaçu, a empresa é considerada uma referência. Uma prova disso é a escolha da gestão local como modelo a ser seguido por outras áreas de conservação, no Programa Parques do Brasil, do governo federal, em 2010. Essa eleição é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela concessionária.
Após consolidar o sucesso da concessão no Parque Nacional do Iguaçu, a Cataratas do Iguaçu S.A. está levando seu know-how para outro importante destino turístico brasileiro. A empresa venceu a concorrência pública para implantar infraestrutura e gerenciar o ingresso de visitantes no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). Uma equipe da concessionária já trabalha no atrativo para o desenvolvimento do novo sistema de visitação.
























































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